Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MTV completa 20 anos no Brasil investindo no humor e planos de retomar o passado musical


http://oglobo.globo.com/fotos/2010/10/08/08_MVG_MTV.jpg
RIO – Estrela maior do canal, a música terá espaço VIP na festa de aniversário da MTV, que completa duas décadas no próximo dia 20. A vocação musical da emissora – que revolucionou a linguagem televisiva com o seu surgimento em 1990 – será resgatada justamente no ano em que o grande destaque da programação foi para o humor, com a criação do “Comédia MTV”, a migração do “Badalhoca” da web para a TV, e a renovação das atrações “Quinta categoria”, “15 minutos” e “Furo”.
- Passamos por um reposicionamento nos últimos anos, mas conseguimos chegar a uma maturidade e falar com o jovem com mais consistência. Ultimamente, o humor quase ofuscou a música, mas nossa comemoração de 20 anos será profundamente musical. E o ano de 2011 também seguirá essa tendência – promete a diretora de programação e produção, Cris Lobo.
No ar até o dia 22, o “MTV ano a ano” (de segunda a sexta, às 10h) mostra em 20 programas os destaques do canal nessas duas décadas. Clipes emblemáticos como “Black or white” (Michael Jackson) e “Smells like teen spirit” (Nirvana), imagens de ex-VJs, e programas antigos como o “TV Leezão”, com Rita Lee, estão no cardápio.
Nesta terça-feira, às 17h, e no dia 19, no mesmo horário, serão exibidos os dois últimos dos três programas da série “DOC – A história da MTV”, que resgatou seus fatos mais marcantes. O episódio de estreia mostrou a chegada da emissora no Brasil e o impacto causado por ela.
Já o segundo documentário da série trata da relação da MTV com a música e de como se consolidou como poderosa vitrine do rock e do pop nacional. Bandas como Chico Science e Nação Zumbi e o surgimento de grupos como Raimundos, Skank, Planet Hemp serão lembrados. O terceiro e último programa será voltado para o presente e mostrará novos VJs, artistas e a relação do público com o canal.
- É importante que a MTV atenda muito bem o seu cliente, que é o jovem entre 15 e 29 anos. Estamos aí para mostrar todas as manifestações musicais, como foi o movimento grunge de 93 representado pelo Nirvana de Kurt Cobain). Em 2010, a cena foi dominada pelo happy rock (de bandas como Restart e Cine). Não queremos fazer juízo de valor, mas temos que documentar isso – explica a diretora.
A emissora programou ainda outro especial, o “Toca aí”, para o dia 18. A atração, exibida até o dia 22, às 9h, trará clipes pedidos por gente como Pitty e Otto e pelos integrantes do Capital Inicial e do Skank. No mesmo dia, às 22h30m, vai ao ar um “Top top” com as entrevistas mais marcantes de todos os tempos – tem desde Marina Person conversando com Madonna, passando por Fábio Massari ao lado de Bono, do U2, até Marimoon num papo com o Oasis.
- A entrevista com Madonna foi fechada de última hora. O Rocco (filho da popstar) era bebê e ela parou na minha vez para amamentá-lo. Madonna é lacônica, fala pouco, mas respondeu a todas as perguntas e olhou no meu olho. Foi superlegal! – lembra Marina, que entrou na MTV em 1993 como produtora e tornou-se VJ dois anos depois.
No dia 20, será exibida uma edição do extinto “MTV na rua”, com Penélope Nova, às 15h – a atração terá a presença de uma banda ainda não confirmada. Também neste dia haverá um “Comédia MTV” especial, às 22h30m, e um “Top 20 especial”, às 16h30m, com os vinte clipes mais importantes desses últimos anos. Vanessa Hadi, a titular do programa, receberá as ex-VJs e musas do “Disk MTV” Cuca Lazarotto, Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira.
Referência de linguagem na década de 1990, a MTV chegou em 2010 com seu foco na convergência de mídias. A emissora investe pesado em outras plataformas, como telefones celulares e redes sociais.
- Acredito que esse seja o nosso grande diferencial atualmente – aponta Cris.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário