“Meu pai era professor de inglês na TV Tupi. Ele incorporava técnicas de teatro para que as aulas tivessem uma melhor dinâmica. E eu, como já falava fluente a língua, acabei sendo assistente dele por 10 anos. Não tinha pretensão nenhuma de ser atriz, mas aí as coisas foram acontecendo e se autodefinindo”, contou a atriz com certo saudosismo.
Mãe de cinco filhos, e avó de sete netos, Norma é uma pioneira na televisão brasileira. Em 1965 integrou o primeiro elenco da Rede Globo, na novela Ilusões Perdidas, de Ênia Petri com direção de Líbero Miguel e Sérgio Britto.
Agora, a simpática veterana se prepara para a nova novela das oito, Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que substituirá Passione, prevista para estrear em janeiro de 2011.
“Minha personagem é bem interessante. Ela chama-se Olga Mourão e mora em Porto Alegre, com o marido. O casal toca uma cerâmica, tem dois filhos, um rapaz e uma moça, e será parente do personagem de Antônio Fagundes, que se chama Raul. É daquele tipo de mulher que procura apaziguar os ânimos da família. Ela é do bem”, contou a atriz.
“Eu e Gilberto (Braga, autor) temos uma longa historia de amor. Porque na verdade todas as minhas heroínas que eu fiz foram adaptações de textos literários dele… Então a gente tem essa afinidade e nos gostamos muito”, diz.
Norma também adianta que contracenará com o personagem de Fábio Assunção. “Sim, logo no primeiro capítulo. Ele será meu sobrinho”. Sobre o retorno do ator às novelas – que acabou se afastando para fazer um tratamento de desintoxicação-, Norma disse que não só ela, mas como todo o elenco da novela está desejando boas vibrações a ele.
“Eu tenho certeza que todos nós vamos fazer uma corrente do bem para que ele fique muito à vontade. Ele é um ótimo ator! Eu da minha parte, com certeza, vou jogar uma boa energia para ele, dando o apoio que ele necessitar”, disse a atriz.
E não pensem que a dramaturgia é única paixão de Norma. Há vinte anos a atriz vem se dedicando à profissão de autora. Adora escrever, tem veneração. À nossa reportagem, Norma conta que já tem sete livros publicados no Brasil e um na Espanha. Sua última empreitada no mundo editorial está prestes a ser lançada, mais exatamente no dia 28 de outubro, em São Paulo. A atriz lançará sua própria biografia, pela Coleção Aplausos, da Imprensa Oficial. O fator que a motivou a contar a sua história foi contracenar com o elenco jovem de Malhação, da Globo, entre 2007 e 2008.
“Comecei a perceber que eles tinham a curiosidade, mas não tinham o conhecimento de como a tevê surgiu no Brasil, eu me considero uma pioneira na área”
Nenhum comentário:
Postar um comentário