Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

YouTube ganha ação judicial contra emissora espanhola Telecinco


Cena de Sé lo Que Hicisteis, um dos programas da emissora Telecinco cujo conteúdo foi disponibilizado no YouTubeCena de “Sé lo Que Hicisteis”, um dos programas da emissora Telecinco cujo conteúdo foi disponibilizado no YouTube
MADRI, 23 Set 2010 – O portal de vídeos YouTube, propriedade do gigante americano Google, venceu um processo judicial contra a emissora espanhola de televisão Telecinco, que o acionara após a divulgação de vídeos pirateados do canal feita por internautas.
A rede espanhola considera que “a transmissão através do site (YouTube) de diversas gravações audiovisuais (…) supõe uma violação dos direitos de propriedade intelectual da Telecinco”, segundo o texto da sentença, divulgado pelo tribunal de Madri que julgou o caso.
No entanto, “é materialmente impossível realizar um controle da totalidade dos vídeos disponibilizados aos usuários, porque há atualmente mais de 500 milhões de vídeos”, afirmou o juiz.
“O YouTube não é um provedor de conteúdos, e portanto não tem a obrigação de controlar a ilegalidade daqueles que se alojam em seu site. Sua única obrigação é, exatamente, colaborar com os titulares dos direitos para que, uma vez identificada a infração, seja possível proceder para a imediata retirada dos conteúdos”.
Para Bill Echikson, porta-voz do Google na Europa, África e Oriente Médio, “este foi o julgamento mais importante da Europa a respeito da questão dos direitos autorais”.
A Telecinco, controlada pela Midiaset – grupo do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi -, havia ganho a ação contra o YouTube em 2008, mas o Google apelou da sentença.
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário