Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

60 anos da Televisão Brasileira

Vemos hoja a TV Brasileira decair no gosto do público devido a outros meios de mídia como internet, aparelhos elétronicos, MP...etc...., porém não ´podemos esquecer do tempo em que as pessoas passavam horas e horas assistindo programas que fizeram a imagem da TV Brasileira, programas como Trapalhões, Programa do Xacrinha, Balão Mágico,Sitio do Picapau amarelho, Picapau, Shazan, Nacional Kids etc...

Mas também não podemos esquecer dos anticos e extintos veiculos de comunicação que nos permitiu sentir alegria e diversão ao assistimos esse programas.

A primeira Rede de tv a TV Tupi, foi a primeira rede de televisão do Brasil e foi a maior por alguns anos, sempre exibia programas humoristicos de qualidade como Rancho Alegre com Mazzaropi. Aos poucos, outros programas ganharam forma: o primeiro telejornal, a primeira telenovela. Nos primeiros tempos, os atores, acostumados ao rádio, gritavam em cena, assustando os teleespectadores.
Também foi a primeira Rede de TV a gera a primeira geração de atores e atrizes e diretores do Brasil. A telenovela foi uma invenção da TV Tupi, que as exibia em capítulos semanais e era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela "Sua vida me pertence", que Vida Alves deixou-se beijar pelo galã Walter Forster.

No jornalismo a emissora repetiu na tela o sucesso do Repórter Esso, que marcou época no rádio brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heron Domingues e Gontijo Teodoro entravam no ar com as últimas noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos musicais da história do rádio e televisão brasileiros.

Se durante a primeira década de sua existência a Tupi foi líder absoluta, nos anos 60 as emissoras concorrentes aprimoraram sua programação para lutar pela audiência. Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Bráulio Pedroso, revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural. A TV Tupi revela mais uma geração de talentos.

Depois a TV Excelsior que pertencia as Organizações Victor Costa o mesmo dono da TV Paulista (adquerida pela Globo), mas depois foi vendida para a Familia Simonsen, foi uma das grandes concorrentes da TV Tui e TV Cultura ( Naquela época pertencentes ao empresário Assis Chateaubriand). Distinguia-se de suas concorrentes pela pontualidade nos horários da programação. Seu primeiro diretor artístico foi Álvaro Moya com o auxílio de Manoel Carlos e Abelardo Figueiredo. Também produziu programas humorísticos de qualidade, de auditório e musicais, como o Brasil 60 em 1960 com Bibi Ferreira (que nos anos subsequentes as versões Brasil 61, 62 e 63). Primeira televisão brasileira a se utilizar tanto da programação horizontal, em que a mesma atração é exibida no mesmo horário todos os dias e a programação vertical, em que a atração que sucede a anterior visa manter o público desta por afinidade de conteúdo, torna-se dentro de seis meses de operação a líder de audiência na cidade de São Paulo.



A TV Excelsior do Rio foi também responsável por vários programas de esportes como: Telecatch Vulcan, com Ted Boy Marino, Verdugo e Mongol; Dois no Ring e jogos de futebol transmitidos do Maracanã em vídeo tape no próprio caminhão da emissora, antes de terminar o segundo tempo (nos anos sessenta, as emissoras de televisão eram proibidas de transmitir jogos locais ao vivo).Foi na TV Excelsior do Rio que grandes cantores como Elis Regina e Gilberto Gil iniciaram a carreira através de programas como Show Dois na Bossa e O Brasil Canta no Rio. Também de criação da TV Excelsior são jingles musicais para anunciar a próxima atração, previsão do tempo e a hora certa. A emissora foi a primeira a ter um logotipo: dois círculos e uma circunferência que formavam um triângulo voltado para baixo. Suas mascotes eram duas crianças chamadas de Ritinha e Paulinho, que protagonizaram diversas vinhetas.
A Tv Excelsior faliu devido a opressão que o Governo Militar fazia a emissora. e com isto a Emissora era obrigada a tirrar varios programas humorísticos que le rendia não só um bom faturamento como toda a renda da emissora, e por causa desses cortes a emissora perdia dinheiro e ganhava dividas até em 1970 o governo invadir a emissora e tira ela dor ar.

Treze anos depois de o canal 9 ficar fora do ar, Adolpho Bloch da Bloch Editores ganha a concorrência aberta pelo Governo Militar com a falência da TV Tupi, incluindo também a concessão da Excelsior. Era o começo da Rede Manchete, emissora com padrão diferenciado da Excelsior.

A Rede Manchete foi a segunda maior rede de televisão do Brasil após a falencia da Tupi e da Excelsior, a rede recebeu o nome da famosa revista carioca da Editora - Blosh Editores. A Manchete é famosa por suas telenovelas que já chegaram a derrubar as principais novelas da Rede Globo, com picos de 40 pontos de audiência. Dona Beija (1986), Helena (1987), Corpo Santo (1987), Kananga do Japão (1989), além da sua primeira produção dramaturgia, a minissérie Marquesa de Santos (1984), mas a que mas de destacou foi a telenovela Pantanal (1990), foi sucesso chegou a marca 44 pontos.Vieram outros como A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996). O canal se tornou famoso também pela exibições de séries de tokusatsus e animes, todas de origem do Japão, com grande sucesso, que também foi responsável da introdução das produções japonesas no Brasil, que anos depois, outras emissoras de TVs abertas e assinaturas passaram exibir outros animes. No final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990 eram exibidas as séries Jaspion, Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban, Lion Man, Black Kamen Rider, Maskman, Cybercops, Spielvan, Metalder, Kamen Rider Black RX, Patrine, Winspector e Solbrain. Graças ao grande sucesso dessas séries é que chegaram os animes Cavaleiros do Zodíaco (episódios e em OVA), Samurai Warriors, Shurato, Yu-Yu-Hakushô, Sailor Moon, Super Campeões e US Mangá. O jornalismo foi o carro-chefe da emissora. O telejornal Jornal da Manchete, o principal informativo do canal, trazia aprofundamento das notícias e comentários de grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Carlos Chagas, Villas-Boas Corrêa, Zevi Ghivelder e Salomão Schvartzman, entre outros e comentaristas como João Saldanha. Também revelou os apresentadores Mylena Ciribelli, Cláudia Cruz e Alexandre Garcia que posteriormente transferiram-se para a Rede Globo.

Hoje temos grandes veículos de comunicação entre eles estão as emissoras locais, estaduais e as cinco nacionais.

A história da televisão Brasileira tem muitos altos e baixos, logo terminerei de postar mas fatos das grandes Mídias Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário